Concretos Refratários
Concreto Denso Convencional
Os concretos refratários convencionais normalmente contêm teor de óxido de cálcio acima de 2,5%, devido à adição de cimento aluminoso. Podem ser classificados como sílico-aluminoso ou aluminoso dependendo do teor de alumina existente em sua composição. Sua aplicação é bem abrangente e dependem das condições químicas, mecânicas e térmicas do equipamento. Pode ser aplicado pelo processo manual, vertido, spray e por projeção a seco.
Concreto Denso de Baixo Teor de Cimento
São produtos que contém teores de óxido de cálcio variando entre 1,0% a 2,5% e possuem aditivos especiais usados para reduzir a quantidade de água e controlar as suas propriedades reológicas. Esta linha de produtos inclui os produtos de sílica-alumina e aluminosos. Podem ser aplicados pelo processo de vertimento, vibração, “shotecrete” e bombeamento (autoescoante).
Concreto Denso de Ultra Baixo Teor de Cimento
Contém teores de óxido de cálcio variando entre 0,2% a 1,0%. Possuem também aditivos especiais usados para reduzir a quantidade de água e controlar as propriedades reológicas. Através da combinação de diferentes agregados são obtidos produtos da linha de sílica-alumina e aluminosos. São normalmente aplicados pelo processo de vibração.
Concreto Denso sem Cimento
São concretos refratários ligados quimicamente sem adição de cimento aluminoso, onde o endurecimento (pega) é devido a reações químicas.
Possuem aditivos especiais que são adicionados na mistura antes da preparação do concreto para a sua aplicação. Esta linha contém produtos a base de sílica coloidal e de liga fosfática.
Podem ser aplicados pelo processo de vibração, “shotecrete”, bombeamento (autoescoante) e vertimento.
Concretos Densos Especiais
Essa linha de produtos contém concretos de baixo, ultra baixo teor de cimento e concretos ligados quimicamente contendo diferentes tipos de agregados. São materiais da linha de alumina-carbeto de silício-carbono, alumina-carbeto de silício; alumina-cromo, alumina-espinélio, alumina-mulita-zirconia, etc. São usualmente aplicados pelo processo de vibração, bombeamento, vertimento e “shotecrete”.
Concretos Isolantes
São concretos refratários convencionais produzidos a partir de agregados leves, de baixa densidade e baixa condutividade térmica. Normalmente são usados em combinação com os concretos densos visando à redução de perda térmica através das paredes dos fornos industriais. Podem ser aplicados por projeção a seco, vertimento e vibração.